26 de fev. de 2015

GIMP

Lançado em janeiro de 1996 o programa de código aberto voltado principalmente para a criação e edição de imagens raster, e em menor escala também para desenho vetorial originalmente chamado de General Image Manipulation Program e hoje conhecido como GIMP (GNU Image Manipulation Program). Foi desenvolvido como um projeto para a faculdade como uma alternativa livre do Adobe Photoshop  e hoje é mantido por um grupo de voluntários e licenciado sob a GNU General Public License.

Possuindo um mascote chamado Wilber que foi criado em 25 de setembro de 1997 por Toumas Kuosmanen, conhecido como "Bodinho" ou "Mascote do Gimp" foi desenhado utilizando o próprio programa GIMP recebeu ajuda de Bodinho Construction Kit para ser desenvolvido. Ao longo dos anos ele foi passando por modificações aparecendo com um pincel na boca, em formato de balão, com chapéu e algumas outras.
O GIMP possui os recursos para criação e manipulação de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos, logo tipos, redimensionar fotos, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferenttes formartos de imagem digital. Aceitando imagens em varios formatos, entre eles o BMP, PSD, GIF, JPG, PNG TIF além do seu formato nativo XCF. O programa não é tão utilizado ainda pois o GIMP ainda não possui suporte nativo ao modo CMYK, usado como formato para impressão. Pelo fato de ser distribuído gratuitamente, ele não inclui licenças para as cores Pantone, usadas largamente pelos profissionais gráficos como referência para garantir precisão de cor em materiais impressos e também só recentemente a plataforma GTK para Mac OS X ganhou suporte nativo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/GIMP

Nenhum comentário:

Postar um comentário