22 de mar. de 2015

Fundamentos de Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação

O que é Informação?

O conceito de informação deriva do latim e significa um processo de comunicação ou algo relacionado com comunicação (Zhang, 1988), mas na realidade existem muitas e variadas definições de informação, cada uma mais complexa que outra. Podemos também dizer que Informação é um processo que visa o conhecimento, ou, mais simplesmente, Informação é tudo o que reduz a incerteza... Um instrumento de compreensão do mundo e da ação sobre ele" (Zorrinho, 1995).

Segundo Greewood, referido por Cautela e Polioni (1982), "A informação é considerada como o ingrediente básico do qual dependem os processos de decisão", mas se, por um lado, uma empresa não funciona sem informação, por outro, é importante saber usar a informação e aprender novos modos de ver o recurso informação para que a empresa funcione melhor, isto é, para que se torne mais eficiente. Assim, quanto mais importante for determinada informação para as necessidades da empresa, e quanto mais rápido for o acesso a ela, tanto mais essa empresa poderá atingir os seus objectivos.

Porque a informação é importante?

Para saber qual o melhor caminho seguir. Segundo Gilberto Diemnstein "Só existe opção quando se tem informação...Ninguém pode dizer que é livre para tomar o sorvete que quiser se conhecer apenas o sabor limão."

Sistema e Sistemas de Informação.

O que é um sistema e quando ele se aplica ao conceito de um sistema de informação? Um sistema é um grupo de componentes inter-relacionados que trabalham juntos rumo a uma meta comum, recebendo insumos e produzindo resultados em um processo organizado de transformação. Um sistema possui três componentes ou funções básicos em interação:

Entrada - envolve a captação e reunião de elementos que entram no sistema;

Processamento - processos de transformação que convertem insumo (entrada) em produto;

Saída - transferência de elementos produzidos na transformação até seu destino final.

Feedback e Controle:

Os dois conceitos adicionais do conceito de sistema (entrada, processamento e saída) incluem o feedback e o controle. Um sistema dotado de componentes de feedback e controle às vezes é chamado de um sistema cibernético, ou seja, um sistema automonitorado, auto-regulado.

Feedback - são dados sobre o desempenho de um sistema.

Controle - envolve monitoração e avaliação do feedback para determinar se um sistema está se dirigindo para a realização de sua meta, em seguida, a função de controle faz os ajustes necessários aos componentes de entrada e processamento de um sistema para garantir que seja alcançada a produção adequada.

Sistema de informação.

Não basta só ter a informação precisamos gerenciar essa informação, com essa necessidade surge o "Sistema de informação". Quanto mais global e estruturado for o sistema de informação, entendido como um conjunto de meios humanos e técnicos, dados e procedimentos, articulados entre si, com vista a fornecer informação útil para a gestão das atividades da organização onde está inserido e quanto melhor representar a organização em funcionamento, mais flexível poderá ser essa organização, na medida em que o SI vai atuar sob a forma de análise da organização e seus sistemas envolventes. O SI vai raiar como um instrumento de mudança estratégica na estrutura organizacional, colocando novos desafios e exigindo a utilização de novas metodologias com a presença de TI, na medida em que estas constituem um potencial de desenvolvimento para as organizações.

Atividades dos Sistema de Informação.

  • Entrada
  • Processamento
  • Saída
  • Armazenamento
  • Controle

1) Entrada de Recursos de Dados

Os dados sobre transações comerciais e outros eventos devem ser capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. A entrada normalmente assume a forma de atividades de registro de dados como gravar e editar. Uma vez registrados, os dados podem ser transferidos para uma mídia que pode ser lida por máquina, como um disco magnético, por exemplo, até serem requisitados para processamento.

2) Transformando os Dados em Informação - Processamento:

Os dados normalmente são submetidos a atividades de processamento como cálculo, comparação, separação, classificação e resumo. Estas atividades organizam, analisam e manipulam dados, convertendo-os assim em informação para os usuários finais. A informação é transmitida de várias formas aos usuários finais e colocada à disposição deles na atividade de saída. A meta dos sistemas de informação é a produção de produtos de informação adequados aos usuários finais.

3) Saída de Produtos da Informação:

A informação é transmitida em várias formas para os usuários finais e colocadas à disposição destes na atividade de saída. A meta dos sistemas de informação é a produção de produtos de informação apropriados para os usuários finais.

4) Armazenamento de Recursos de Dados:

É um componente básico dos sistemas de informação. É a atividade do sistema de informação na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior.

5) Controle de Desempenho do Sistema:

Uma importante atividade do sistema de informação é o controle de seu desempenho. Um sistema de informação deve produzir feedback sobre sua atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento. O feedback deve ser monitorado e avaliado para determinar se o sistema está atendendo os padrões de desempenho estabelecidos. O feedback é utilizado para fazer ajustes nas atividades do sistema para a correção de defeitos.

Fontes: http://www.ipv.pt/millenium/19_arq1.htm
http://pensador.uol.com.br/epigrafe_curso_sistema_de_informacao/
http://www.profdamasco.site.br.com/ApostilaFundamentosSI.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário